Justificativa

Atualmente, os dispositivos e sistemas computacionais fazem parte da vida de milhões de pessoas, seja de forma direta ou indireta, através de dispositivos móveis, computadores pessoais, sistemas embarcados, entre outros. Dispositivos e sistemas computacionais estão presentes em várias áreas do conhecimento, tais como, segurança, saúde, agricultura, comunicação, etc., requerendo pessoas habilitadas para lidar com tais dispositivos e sistemas computacionais. Por exemplo, o mercado necessita cada vez mais de pessoas com experiência no uso de ferramentas computacionais básicas, tais como, editores de texto, ferramental de cálculo básicas (ex., Excel), software de criação e manipulação de imagem, configuração de sistemas operacionais e redes de computadores. Para a capacitação desses profissionais existem cursos com alto custo, dificultando o acesso aos recursos e a informação as pessoas mais carentes, assim, perdendo espaço no mercado de trabalho. O desenvolvimento de cursos de capacitação, realizados através do Curso de Ciência da Computação, permitirão que a sociedade acadêmica e a sociedade em geral tenha acesso a cursos de qualidade à preços acessíveis e até mesmo, gratuitos. Um outro fator importante é a integração dos alunos do Curso de Ciência da Computação com atividades acadêmicas, sendo, no desenvolvimento de apostila, do site deste projeto de extensão, elaboração de atividades e até mesmo experiências de ensino com a supervisão de um professor. Além, disso a interação de professores e alunos com o público externo ao curso de Ciência da Computação, possibilitará uma transferência de conhecimento de via dupla, beneficiando todas as partes envolvidas no processo. Também, acredita-se que os cursos oferecidos à sociedade, possibilitaram experiências didáticas de alto valor para professores e alunos do curso de Ciência da Computação, enriquecendo alunos e professores em seus métodos e estratégias de transferência de conhecimento. Os cursos oferecidos, relativos à diferentes setores de informática básica, terão diversos módulos, sendo alguns módulos para iniciantes, voltados para pessoas que têm pouca ou nenhuma experiência com tema trabalhado, e outros módulos para aperfeiçoamento, ou seja, avançados, voltado para pessoas que têm conhecimento básico do tema trabalhado e querem aprofundar seu conhecimento sobre aquele tema. A divisão dos cursos em módulos também facilitará o ingresso da comunidade fazendo com que uma determinada pessoa escolha um módulo específico, de acordo com seu perfil e/ou necessidade.